Como especificar o vidro correto em um projeto de arquitetura


Um estilo que vem sendo ampliado e difundido cada vez mais nas casas e escritórios de todo o Brasil e do Mundo, é a estética dos vidros.A utilização de vidros veio crescendo nos últimos anos pela dinâmica e beleza que esse material proporciona. Antes de formas mais simples, porém evoluindo a cada ano, atualmente já possuímos tecnologia suficiente para criar diferentes tipos de vidros. 

Com essa quantidade de opções e alternativas para os arquitetos, designer e clientes, é fundamental que você saiba como especificar o vidro correto em um projeto de arquitetura. 

Vidro Temperado 

Comecemos por um dos tipos de vidros mais populares e efetivos, o vidro temperado.

Seu processo de têmpera consiste em colocar o vidro em um forno de altíssima temperatura e bruscamente resfriá-lo com jato de ar. Com o choque térmico, as moléculas se contraem, tornando o vidro bastante rígido e resistente, inclusive termicamente. 

Vidros temperados são cinco vezes mais resistentes que os vidros comuns e duas vezes e meia mais resistentes que vidros termo endurecidos com a mesma espessura, tipo e tamanho. 

O uso ideal fica com as fachadas autoportantes, térreos de edifícios comerciais, shopping centers, lojas e restaurantes. 

Vidro Laminado 

Esse modelo de vidro se torna muito resistente a impactos, por isso é considerado um vidro de segurança. No caso de quebra, o vidro não propaga estilhaços, já que os fragmentos se prendem à camada plástica.  

Sendo assim, é indicado para lugares onde existe grande risco de impacto humano ou em áreas onde em caso de quebra não torna urgente a substituição do material. Para se ter uma ideia da importância do vidro laminado, a Norma Técnica exige a aplicação do vidro em guarda corpos e fachadas envidraçadas.  

Além de aumentar a resistência dos vidros, a película plástica é responsável por filtrar raios solares e também pela redução de ruídos no ambiente. 

Quanto à coloração, o arquiteto tem ao seu dispor uma enorme variedade de cores para ser trabalhado. Dentre as principais, podemos citar o verde, o fumê, o bronze e o azul, além, claro, da incolor.  

O vidro Laminado pode ser refletivo, o que é ótimo para o conforto térmico do ambiente. Também há o vidro Laminado Temperado que é uma junção dos dois citados anteriormente. 

O que realmente é importante 

Acima de qualquer coisa, para saber como especificar o vidro correto em um projeto de arquitetura, é necessário saber suas reais necessidades dentro do projeto. Você pode conhecer todos os tipos de vidros do mundo, se não souber qual você precisa, não terá como realizar um bom projeto. 

Recomenda-se, então, procurar uma solução integrada que responda às condições prevalecentes no entorno, por exemplo, radiação solar agressiva ou frio intenso. 

Para todas as necessidades do setor vidreiro, a BARDAK está aqui. Saber como especificar o vidro correto em um projeto de arquitetura se torna mais fácil com essas dicas. Precisa comprar uma máquina nova para o seu projeto ou de reposição de peças? Entre em contato conosco


Deixe seu Email e receba novidades