Como fazer o acabamento bisotê perfeito


Os vidros e espelhos com acabamento bisotê - também conhecido como bisotado ou biselado - são produtos com alta demanda no mercado. Para obter o acabamento, os vidros recebem lapidação e polimento diferenciados, o que agrega uma espécie de moldura feita no próprio material, tornando-o ideal para fins decorativos em ambientes que buscam por um aspecto mais sofisticado.

O acabamento bisotê também pode ser aplicado em móveis de vidro, como mesas de jantar e aparadores, ampliando as possibilidades de atuação das empresas e profissionais que oferecem o serviço. Para se obter um resultado final satisfatório, é importante se atentar a alguns detalhes, confira a seguir o que você precisa saber para oferecer um serviço de qualidade:

O que é necessário para fazer o acabamento bisotê?

Existem, basicamente, três formas de fazer o acabamento bisotê:

  • Manual: É necessário que o operador utilize uma lixadeira para desgastar o vidro e fazer as bordas chanfradas. Depois disso, o profissional ainda precisa fazer o polimento das bordas para remover o aspecto esbranquiçado deixado na peça. É a opção mais barata, porém exige mais habilidade do operador, além de ser um processo mais demorado.

  • Semi automática: Aqui entram alguns tipos de biseladoras, que são máquinas que facilitam muito o recorte das bordas do vidro já com acabamento bisotê. Estas máquinas utilizam rebolos que fazem o desbaste do vidro com facilidade, mas a ação do operador ainda é necessária durante o processo, já que no caso dos equipamentos semi automáticos é necessário que ele faça a troca dos rebolos conforme o avanço das etapas.

  • Automática: Esse processo exige uma biseladora-retilínea-vertical, que é um equipamento mais caro, porém muito superior no que diz respeito à qualidade de serviço entregue e facilidade de operação. Essas máquinas possuem uma série de rebolos, ventosas e outros componentes que promovem uma alta produtividade e exigem menos mão de obra e qualificação do operador. Além das vantagens citadas, esse tipo de equipamento reduz drasticamente as chances de acidentes de trabalho ou erros operacionais, evitando o desperdício de material.

Por que optar pela automação?

A automação durante a execução do acabamento bisotê promove a padronização de todo o processo com facilidade, o que evita irregularidades nas bordas do vidro e assegura a harmonia entre as peças fabricadas. 

O grande aumento na produtividade e redução de mão de obra ao utilizar um equipamento automático faz com que o valor de investimento inicial seja facilmente recuperado em pouco tempo de operação, além de diminuir drasticamente os prazos de entrega, o que aumenta muito mais a satisfação dos clientes, tornando-os fiéis à sua empresa.

Manutenção das biseladoras de vidro

Para que as máquinas desempenhem a sua função com máxima eficiência, é necessário realizar a troca de água, limpeza e lubrificação das biseladoras com frequência, além de utilizar peças específicas para o modelo do seu equipamento quando uma manutenção for necessária.

A Bardak disponibiliza peças de alta qualidade para biseladoras e outros equipamentos utilizados para o beneficiamento de vidros. Clique aqui para acessar o nosso catálogo de produtos!

Acompanhe o blog da empresa para saber mais sobre a indústria e seus equipamentos!

 


Deixe seu Email e receba novidades